Dicas – transporte

Continuando os posts de dicas em Paris.

Transporte: usamos o Paris Visite, compramos em uma máquina na entrada do metrô. É muito simples de usar, escolha a língua (francês, alemão, inglês…) e siga as telas.
Escolhemos o passe de 5 dias entre as zonas 1 e 3. Abrange todos os principais pontos turísticos. Nós não fomos, mas se fosse para ir até Versailles, deveríamos comprar um passe diferente, para que pudéssemos usar o RER.
O Paris Visite só pode ser usado em metrô, pagamos perto de 30 euros por pessoa pelo passe. Funciona perfeitamente, a rede de metrô deles é muito simples de ser usada, um dia lá, já aprende, principalmente saindo daqui de Curitiba, onde temos o sistema de integração.
Quando o nosso passe perdeu a validade, ainda tínhamos mais um dia em Paris. Para andar por lá só esse dia, compramos um passe diário, que daria o direito de usar qualquer tipo de transporte entre as zonas 1 e 3. Ônibus, metrô, RER, trem. Nesse dia usamos o ônibus, para ver como que era o trânsito parisiense. Usamos o RER também, não sei explicar a diferença dele para o metrô ahuahuahuahuah, os dois andam por debaixo da terra heh…
Para os engraçadinhos que não querem gastar e acham que pode, um alerta: se você comprou um passe para usar em metrô apenas, não use em RER, pois na hora que você desce do RER e vai sair para a rua, precisa passar o cartão na catraca para liberar sua saída, ou seja, se seu passe não é para RER, a catraca não será aberta… solução: voltar para o lugar de onde você veio, comprar o passe de RER e continar viagem OU usar somente o que lhe dá direito nos passes.

Diferença do Paris Visite para o Navigo: o Navigo vale para uma semana, mas ele começa a ser contado na segunda feira, ou seja, se você chega na quinta feira e compra um Navigo, você poderá usá-lo apenas até domingo, perdendo seu valioso dinheiro. Nós chegamos lá na sexta feira, compramos no sábado e usamos o Paris Visite pelos próximos 5 dias.

Há a opção de comprar um bloco com 10 tickets, você economiza, mas não soubemos se para cada entrada em metrô deveríamos usar um ticket, ou se um ticket valeria por um dia, enfim, não vimos informação nenhuma sobre isso, preferimos usar o Paris Visite mesmo, porque já tínhamos lido como ele funcionaria.

Em todas as estações tem mapa do metrô. É muito fácil de usá-lo. Cada linha tem uma cor e número, e todas as estações tem nomes próprios, mais com os nomes dos pontos turísticos do que de ruas.
Por exemplo: estávamos na estação Oberkampf (nome de rua) e para ir até a Torre Eiffel, deveríamos pegar a linha 9 (verde musgo) sentido Pont de Sèvres e descer na estação Trocadéro (ponto turístico). É só prestar atenção à direção que deve ir e a estação que deve descer.

Não tem erro andar por Paris, aliás, se preparem para andar e muito à pé. Não tem como evitar, se quiser ver o que tem na Champs Elysès, tem que andar a pé por ela por exemplo.

Aos poucos, mais dicas.

Shi

Esse post foi publicado em Dicas e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s